sexta-feira, 16 de março de 2007

Play a song for me #11 - Pop Music Fairytales



É possível que eu apanhe do Mike Alway, mas mesmo assim arriscarei colocar mais um disco da él Records no blog. Só que antes, queria escrever mais um pouquinho sobre a él, acho importante falar sobre este selo tão singular e com lançamentos de tamanha qualidade.

O Mike Alway, que citei - além de outras coisas, que sozinhas valeriam um post - é o homem responsável pelo selo, que pertence à gravadora Cherry Red. O catálogo da él é de uma variedade enorme e de um bom gosto admirável, isso sem falar no projeto gráfico que é uma atração a parte. Foi a Él que lançou o cd do Rogério Duprat, antes mesmo que fosse lançado por aqui; e mais outros nomes brasileiros -ou quase- como Carmem Miranda, Nara Leão, Tom Jobim e Rita Lee. Lançou nomes emblemáticos como Enio Morricone ou Erik Satie. Ao lado disso tudo, encontramos artistas como o pirado Momus, Marden Hill e Monochrome Set. E nem vou falar das coletâneas que são espetaculares. Só coisa fina mesmo, sem se prender a rótulos, mas a boa música, exatamente como penso. E por isso é, para mim, um dos selos mais admiráveis que já existiu. E o melhor é que ainda está na ativa, vendendos seus lindos discos. Eu, quando posso, compro e aconselho qualquer um a fazer o mesmo, se puder. Pois nada substitui a emoção de folhear um encarte da él, ouvindo a cópia física do negócio.


Depois de toda essa rasgação de seda, finalmente vou falar do "The Camera Loves Me", disco que está lá na primeira letrinha do post. É o primeiro álbum do Would-Be-Goods, nessa época, basicamente Jessica Griffin e sua irmã Miranda. O disco foi todo gravado junto com o Monochrome Set e é um clássico absoluto, transformando a banda num dos maiores "sucessos" da él.

A primeira música, que dá nome ao disco, é um hino indiepop e as seguintes não mostram perda da excelência em nenhum momento. Cheio de referências culturais, como em Velazquez an I ou Cecil Beaton's Scrapbook, as músicas são dramáticas, teatrais, bem ao gosto dos fãs de Monochrome Set(como eu!!!). A voz de Jessica é linda, esse disco e mais o segundo, Mondo (também com participação do MS), estão entre os meus favoritos de todos os tempos. A banda ainda está na ativa e lança seus discos pela Matinée, todos recomendados.

O álbum foi lançado em 1988, mas eu disponibilizo aqui reedição, de 1999, com 4 bônus.

2 comentários:

Anônimo disse...

ae! discão.

Anônimo disse...

viva Mike Alway!!

Too Cool for Internet Explorer