quinta-feira, 8 de março de 2007

Play a song for me #8 - Bewitched

Só pra dar algum outro sentido a essa grande retórica que é o Dia da Mulher, vou colocar aqui um legítimo exemplo de banda formada só por mulheres que é espetacular.

Vamos lá para o outro lado do mundo, Nova Zelândia para ser mais exata, chegando numa das melhores gravadoras do mundo, a Flying Nun. Sou fã incondicional das bandas da FN e tem uma, fora das obviedades, que me encanta muito. Adoro desde o nome, Look Blue, Go Purple; até o modo de complementar seu som com flauta e envolventes vocais; passando pelas capas de um bom gosto gigantesco e finalizando na aproximação regional que a música delas possui.


O LBGP fez parte da segunda onda do movimento conhecido como "Dunedin Sound", marcado por guitarras jangly e grande presença de teclados; muito influenciados por bandas como Velvet junto com a sua cena de NY e pela psicodelia do Byrds. O movimento acontecia na cidade de Dunedin, ao mesmo tempo que o Paisley Underground crescia na California. As cinco meninas do grupo foram muito influenciadas por The Chills e The Clean, ambos pertencentes a primeira onda do "Dunedin Sound".

A banda acabou em 1987, deixando apenas três EPs gravados. A Flying Nun, posteriormente, juntou esses EPs e lançou um cd chamado Compilation e é esse disco que eu disponibilizo agora. Várias das garotas do LBGP ainda participaram de outros projetos, inclusive em outras bandas da FN, como Chug e 3Ds.

Se não conhece a banda e ainda está em dúvida se deve ou não baixar, entra no my space delas e ouve a música "I Don't Want You Anyway", se tiver o mínimo de sanidade, vai se apaixonar.

Sobre o "Dunedin Sound", indico o excelente texto do Dave McGonigle chamado In Love WIth Those New Times: Flying Nun and the Dunedin Sound


P.S.: Espero que a essa altura já estejam achando, nos meus posts, os links pra baixar os discos.

4 comentários:

Gilberto Custódio Junior disse...

Esse post ficou simplesmente fabuloso, entrou para histórias dos posts mais brilhantes de blog de todos os tempos, mais ainda pq eu não conhecia esse disco inteiro, somente músicas em compilações da Flying Nun. Estou aqui ouvindo e tendo síncopes a cada acorde! Sensacional! :-)

ms.tambourine disse...

O disco é maravilhoso mesmo, pena que falam pouco delas.

Outra coisa muito bacana da banda que esqueci de comentar no post, é que 4 das mulheres eram vocalistas e compositoras, cada uma com um estilo, mas todas de igual talento.
Quando eu soube disso, me deu mais vontade ainda de ouvir a banda!

Fernando Niero disse...

é, acho que eu sou são :P

parabens pelo blog e pelo day8

beijo

Katacultura disse...

Oi
Valeu pelo comentário do Funkadelic( sou muito fã da banda). Ótimo dicas neste teu post. Vou baixar as bandas e depois te falo o que achei.
Beijo

Too Cool for Internet Explorer