terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Play a song for me #5 - The land of song

Dois discos, muito semelhantes, chamaram demais minha atenção nesses dias. Ambos são discos solos de artistas que fazem - opa, um fazia - parte de bandas que adoro, também são o segundo lançamento dos caras, têm lindas capas, transbordam psicodelia, provêm do País de Gales e são totalmente deliciosos!

Agora já deu pra deduzir que estou falando do Gruff Rhys, do Super Furry Animals e do Euros Childs, da finada Gorky's Zygotic Mynci.


"Bore Da" é o nome do álbum do Euros Childs, que ainda nem saiu oficialmente e já me deixou babando aqui de felicidade. Mal tinha me recuperado do lançamento anterior dele, o sensacional "Chops" e me deparo com mais esse trabalho encantador. Na minha opinião, os dois discos não fogem muito do que o Gorky's fazia, o que reforça ainda mais que o cabeça da banda era mesmo o Childs. Eu já ouvi o solo (novinho também) de outro membro da banda, o Richard James, mas apesar de ter gostado bastante, confesso que não penso duas vezes antes de eleger o disco do Childs superior. Mesmo sabendo que o do James sairá em vinil também.

Tão bacana saber que o bom humor do Gorky's não vai se perder no tempo, mas sim persistir. Tá certo que muitas vezes ele está escondido sob o estranhíssimo idioma galês, mas isso só deixa o disco ainda mais atraente. Psych-freak-regional-folk em sua melhor definição. Sério candidato aos melhores do ano, já que fiz a injustiça de esquecer do "Chops" em 2006.


Gruff Rhys, na contramão de seu conterrâneo, optou por uma abordagem mais pop no seu segundo trabalho solo, lembrando que o primeiro disco, Yr Atal Genhedlaeth (?!), de 2005, era todo cantado no idioma do País de Gales. "Candylion" é bem mais cosmopolita e possui quase todas músicas em inglês. Somente três fogem desse padrão, uma que é cantada em espanhol e outras duas em galês.

No entanto, o disco não perde nada com essa mudança. As músicas são belíssimas, upbeats e obrigatórias!! Vale muito ouvir a cuíca na bizarra "Gyrru Gyrru Gyrru", o xilofone da faixa-título ou a atmosfera old west de "Lonesome Words".

Faça sua escolha: mais freak ou mais folk. Ou faça como eu, vicie nos dois!

Mp3:

.Euros Childs - Twill Yn Yr Awyr
ou

powered by ODEO

.Gruff Rhys - Gyrru Gyrru Gyrru
ou

powered by ODEO


Me avisem, por favor, se estiver dando erro nas mp3, certo?

3 comentários:

Anônimo disse...

sabe que sou absolutamente apaixonada pelo Gruff? Gyrru Gyrru Gyrru é o hit do verão!

ainda não ouvi esse novo do Euros mas agora fiquei curiosa. :D

;*

Anônimo disse...

ah, e o título do disco do Gruff quer dizer "the stuttering generation”...

Gilberto Custódio Junior disse...

Como vc mesmo disse no MSN, a capa desse Euros Child é absolutamente sensacional. Super folk bucólica, haha!

Too Cool for Internet Explorer